QUEM PLANTA, COLHE


A maior parte dos moradores do Sítio Salvador são agricultores. Nessas terras abençoadas são cultivados os mais diversos produtos: caju, manga, jaca, pinha, jabuticaba, acerola, jerimum, etc.



E não pode faltar, é claro, o milho, o feijão e a fava. Todos os anos, geralmente nas chuvas de março, as pessoas começam a plantar as sementes. Como dizem os mais velhos: Tem que plantar em "São José" pra comer no "São João". Fazendo referência ao dia de São José (19 de março) e São João (24 de junho).

Antigamente, este momento era praticamente uma reunião familiar, pois toda a família participava: um cavava, outros plantavam... Hoje em dia, alguns agricultores usam meios mais modernos de plantação, contando com a ajuda de máquinas, o que facilita o processo.

Durante uns três meses depois, com ajuda da chuva divina, as plantas começam a brotar e crescer. E por volta do mês de junho (o mês das fogueiras), o pessoal já começa a colher.








Feijão e fava novinhos, milho assado ou cozinhado, pamonha, canjica, manguzá... São tantas comidas boas nesse tempo!!!

Como diz o ditado: Nós colhemos aquilo que plantamos. E que bom é morar em um sítio e poder aprender isso da forma mais prática 😀.


Quem aí já plantou um milhinho?

FOTOS: moradores do Sítio Salvador, Vertente do Lério - PE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog